MAGALLANES ICC

O objectivo geral do projecto MAGALLANES_ICC é estabelecer uma rede de cooperação transfronteiriça para a criação de um ecossistema de Empreendedorismo Centro de CCIs, visando a consolidação de um ecossistema empresarial que permite incentivar a criação e disseminação de uma oferta cultural inovadora para a Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia. Os resultados esperados do projeto são:

 

Criação de espaços físicos de referência internacional em Sevilha, Algarve e Alentejo (Cross-Border Centro de Magallanes) onde, através de orientação e aconselhamento, que apoia e promove o empreendedorismo, o surgimento de novas ideias e implementação de empresas inovadoras de base tecnológica, cultural e criativa no território transfronteiriço.

Geração de novos produtos, serviços e conteúdos criativos e culturais de natureza inovadora, suscetíveis de serem explorados economicamente e que valorizem os recursos do património cultural comum da área de cooperação.

Criação de um serviço transfronteiriço para promover projectos comuns criativas, que fica a aumentar o nível de competitividade das empresas no território de fronteira, especialmente aqueles que detêm o maior potencial de criação de emprego e valor acrescentado.

 

Os três centros:

 

Centro Magalhães de Sevilha

Localizado na Fábrica Real de Artilharia, edifício histórico, com uma área total de 21.790 m2 (edifício e espaço envolvente), será composto por diversas salas multifuncionais para formação, exposições, conferências, e acolherá os empreendedores das indústrias culturais e recreativas, bem como todos os interessados na criação, divulgação e promoção internacional deste tipo de atividades.

 

Centro Magalhães no Algarve / Pólos

Polo de Alcoutim – Localizado na vila de Alcoutim, junto ao Guadiana, pretende ser um espaço dinamizador das indústrias criativas ligadas ao artesanato.

 

Polo da Tor – Tem grande potencialidade para funcionar como um centro de atividades criativas relacionadas com os recursos endógenos (cultura, arte, artesanato, arquitetura, gastronomia…)

 

Polo de Querença – Espaço destinado a fixar projetos empreendedores, culturais e criativos que pretendam fixar-se no interior do algarve e dinamizar este espaço de baixa densidade.

 

Centro Magalhães no Alentejo / Pólos

Polo de Castris – Localizado no Convento de S. Bento de Castris em Évora, inclui a criação de uma incubadora de empresas com todas as condições técnicas e logísticas e de networking para o desenvolvimento das PME ligadas às indústrias culturais criativas.

 

Polo Design Factory – Localizado na antiga Fábrica dos Leões, parcialmente ocupada pela Escola das Artes da Universidade de Évora, é um espaço destinado à incubação de novas empresas para jovens talentos e criação de startups de âmbito cultural e criativo.

 

Os três resultados esperados alcançar com o desenvolvimento do projeto Magalhães estão intimamente ligados ao resultado indicador da prioridade de investimento 3A “Variação no número de empresas na área de cooperação”. Assim, a criação de espaços dedicados à promoção de incubação e empreendedorismo, e facilitar o acesso ao financiamento para os empresários, têm como propósito específico de promover a criação de novas empresas no território.

 

A APORVELA é uma das 11 entidades parceiras neste projecto com duração de 3 anos e co-financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional FEDER no âmbito do programa Interreg V A España – Portugal (POCTEP) 2014-2020.

 

A APORVELA é um dos principais parceiros ao nível da divulgação das actividades globais e, sobretudo dos 3 centros culturais e criativos Magallanes a criar nas diferentes regiões. para o efeito, iremos deslocar a caravela Vera cruz, navegando com artistas e jovens, a vários portos da região transfronteiriça de cooperação, vamos promover um concurso escolar de criação de uma mascote e desenvolver um novo programa de visitas educativas e culturais à nossa embarcação.

 

Até ao momento já levámos a caravela a Huelva, Sines e Sevilha, tendo recebido mais de 20000 visitantes que tomaram contacto com o projecto global.

 

Mais informação aqui

PARCEIROS

Os parceiros do projeto CENTRO “MAGALLANES” PARA EL EMPRENDIMIENTO DE INDUSTRIAS CULTURALES Y CREATIVAS são:

 

Parceiros da Andaluzia:

Gerencia de Urbanismo del Ayuntamiento de Sevilla (BP), como beneficiário principal

Instituto de la Cultura y las Artes de Sevilla (ICAS)

Andalucía Emprende, Fundación Pública Andaluza (AEFPA)

Agencia Andaluza de Instituciones Culturales (AAIICC)

 

Parceiros do Algarve:

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDRA)

Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg)

Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL)

Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade (CDTBD)

 

Parceiros do Alentejo:

Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA)

Universidade de Évora (UE)

Associação Portuguesa de Treino de Vela (APORVELA)

 

Projeto co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional FEDER através do Programa Interreg V- A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.