Associação Portuguesa de Treino de Vela

::

Lisboa
February 3, 2023
17°C

The Tall Ships Races

Em 1956, Lisboa recebeu a primeira edição das  “The Tall Ships Races”, acolhida pelo fundador da Aporvela, Eng. Luis Guimarães Lobato. Esta primeira edição foi organizada com o intuito de manter vivas as tradições dos grandes navios à vela, pois a chegada do motor de propulsão a vapor levou ao seu progressivo desaparecimento. 

Os conflitos da Primeira e Segunda Grandes Guerras Mundiais trouxeram grandes danos a estas embarcações – ficavam paradas ou reduzidas a objecto de compensação das guerras. Desta forma, amantes da vela perspectivaram nestas regatas a oportunidade de renascer as suas tradições, permitindo às gerações vindouras a oportunidade de desenvolverem as suas capacidades através de treino de mar em grandes veleiros.

Devido ao sucesso da regata e à atenção mediática que atraiu, seguiram-se muitas outras edições que se realizam anualmente até aos dias de hoje.

A Aporvela é membro fundador da Sail Training International e, em conjunto com várias outras instituições organiza e realiza todas as edições das The Tall Ships Races em Portugal, sendo considerado o maior evento náutico do país.